quinta-feira, 16 de junho de 2011

UM RECORTE NA DIVERSIDADE PLÁSTICA DE WALTER TOMMASI


Walter Tommasi, um artista experimental, construiu ao longo de 30 anos uma obra diversificada: na técnica, na temática, no estilo, na escolha dos materiais, ferramentas e suportes.
Uma obra resultante de constante experimentação, da energia não reprimida, da manipulação dos materiais, da intencional triplicidade de sua linguagem e da dinâmica de seu cotidiano.
Tommasi encontra na diversidade a possível convivência entre as temáticas, estilos e técnicas. Nessa convivência descobre, além das múltiplas sensações visuais, inúmeras possibilidades de reciclagem de materiais e de idéias devido a sua capacidade de dialogar com o observador.
Realiza suas obras com estratégias simples, com soluções renováveis, com visões objetivas fundamentadas nas relações positivas que estabeleceu com a pesquisa em diversos territórios: pintura, aquarela, recortes, metal, escultura, encáustica, acrílica, xilogravura, xilopintura, colagem e mais recentemente, marchetaria.
Nesta trajetória de 30 anos, Walter Tommasi vivenciou mutações em suas ações, em suas soluções e em seus pensamentos. Redescobre a si mesmo a cada nova experiência, ao constatar um link existente na personalidade de todo o trabalho por ele realizado; encontra uma sintonia com o pensamento surrealista, faz uma introdução captada no mundo que o envolve.
Na sua mais recente experiência, a marchetaria, Tommasi reafirma seu maior compromisso com o prazer de fazer com o sonho, com a manifestação da memória, com a busca inacabada do suporte, com a multiplicidade temática, com a liberdade de expressão através dos meios que encontra em seu percurso.
Para esta mostra de comemoração dos 30 anos de trabalho, Walter Tommasi fez um recorte cuidadoso no conjunto da sua obra para brindar seus convidados.
Parabéns ao Walter Tommasi pelos 30 anos de dedicação.
Parabéns pelo experimentalismo, pela convicção, pela energia, pela pesquisa, pela diversidade, pela ousadia e, principalmente, pela liberdade de expressão.

Fernando Durão
Artista Visual
Presidente da APAP-SP – Associação Profissional de Artistas de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário